Skip to content

7 de junho de 2011

O que são os créditos de carbono?

Com as novas medidas internacionais que visam reduzir a emissão de CO2 na atmosfera, foram criados em 1997 pelo protocolo de Kyoto, os créditos de carbono. Mas o que são créditos de carbono? Créditos de carbono são uma espécie de certificado, que permite que uma determinada empresa emita uma certa quantidade de CO2 na atmosfera. Um crédito de carbono, equivale a uma tonelada de CO2, as empresas que conseguem reduzir a emissão de CO2 na atmosfera, obtém esses créditos e podem vendê-los no mercado como se fosse uma venda de ações.

Os créditos de carbono são também considerados commodities, e seu principal objetivo é a redução da emissão de CO2 na atmosfera, além de outros gases poluentes, incentivando as empresas a reduzirem a emissão para assim adquirirem os mesmos e poder vender os créditos de carbono no mercado de commodities, é como se fosse um prêmio para a empresa que conseguiu reduzir sua emissão de gases.

As empresas que não conseguem reduzir sua emissão de gases poluentes, precisam comprar créditos de carbono para poder aumentar sua emissão, isso evita que a empresa pense duas vezes antes de emitir uma grande quantidade de poluentes, e com certeza também incentiva a empresa a tomar medidas para reduzir essa emissão, e poder obter lucro no mercado de commodities vendendo os créditos de carbono, no lugar de comprá-los.

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments